Dicionário
A |
[ Abelhinha ] É a sub TMP
[ Ammo ] (Ammunition) Munição
B |
[ BSP ] Binary Space Partition (Partição
Espacial Binária) – extensão de arquivo de um mapa
finalizado. Programa que divide os brushes de um
mapa em polígonos
Espacial Binária) – extensão de arquivo de um mapa
finalizado. Programa que divide os brushes de um
mapa em polígonos
[ Brush Entity ] Entidade Brush. Propriedades
especiais do brush, que permitem que ele interaja
com o personagem: um pé de cabra no chão, um botão,
etc
especiais do brush, que permitem que ele interaja
com o personagem: um pé de cabra no chão, um botão,
etc
[ Brush ] Blocos 3D que formam um mapa
C |
[ CSG ] Constructive Solid Geometry (Geometria
Sólida Construtiva). Programa que valida os brushes
de um mapa
Sólida Construtiva). Programa que valida os brushes
de um mapa
[ Compilação ] Processo de tradução dos brushes
e entidades de um mapa em informações que o jogo
entende
e entidades de um mapa em informações que o jogo
entende
E |
[EDN]Escola de Newbie
[ Engine ] O sistema de funcionamento de
um jogo, através do qual pode-se desenvolver outros
jogos usando o código gráfico original
um jogo, através do qual pode-se desenvolver outros
jogos usando o código gráfico original
[ Entidade Brush ] (Entidade Brush) Propriedades
especiais do brush, que permitem que ele interaja
com o personagem: um pé de cabra no chão, um botão,
etc
especiais do brush, que permitem que ele interaja
com o personagem: um pé de cabra no chão, um botão,
etc
[ Entidade Ponto ] Point Entity. Efeito baseado
num ponto do mapa: uma fonte de luz, um spawn, etc.
num ponto do mapa: uma fonte de luz, um spawn, etc.
F
|
[ FGD ] Arquivo que contém as definições
das entidades que serão usadas no mapa
das entidades que serão usadas no mapa
H
|
[ HOM ] (Hall of Mirrors – Corredor de Espelhos).
Erro que ocorre no VIS onde uma face não é desenhada
de maneira correta, e tem a aparência de 2 espelhos,
um de frente pro outro
Erro que ocorre no VIS onde uma face não é desenhada
de maneira correta, e tem a aparência de 2 espelhos,
um de frente pro outro
[ Half-Life ] Jogo de ação do qual Counter-Strike
herdou o engine
herdou o engine
L |
[ Leak ] Buraco do mapa. Os mapas devem ser
ambientes totalmente fechados (se houver qualquer
fresta entre as paredes ou pisos eles não compilam)
ambientes totalmente fechados (se houver qualquer
fresta entre as paredes ou pisos eles não compilam)
M |
[ MOD ] Modification. Jogo, geralmente temático,
que usa o engine de outro jogo
que usa o engine de outro jogo
N |
[ Newbie ] Novato
[ N00B ] Nome pejorativo para os newbies
P |
[ Point Entity ] Entidade Ponto. Efeito baseado
num ponto do mapa: uma fonte de luz, um spawn, etc.
num ponto do mapa: uma fonte de luz, um spawn, etc.
[ Polígono ] Cada face desenhada em um mapa.
Quanto mais polígonos são desenhados, mais pesado
o mapa fica, mas em compensação os gráficos ficam
melhores. O comando r_speeds mostra a quantidade
de polígonos que estão sendo desenhados
Quanto mais polígonos são desenhados, mais pesado
o mapa fica, mas em compensação os gráficos ficam
melhores. O comando r_speeds mostra a quantidade
de polígonos que estão sendo desenhados
[ Primitive ] Primitiva Geométrica. Blocos,
cones, etc que já estão no programa de edição de
mapas
cones, etc que já estão no programa de edição de
mapas
R |
[ RAD ] Radiosidade. Determina as luzes que
incidem sobre cada polígono de um mapa
incidem sobre cada polígono de um mapa
[ RMF ] (Rich Map Format). Arquivo que contém
todas as informações de um mapa
todas as informações de um mapa
S |
[ Skybox ] Imagem de fundo e/ou céu do mapa.
O mapa que os jogadores vêem está dentro de um cubo
de 6 imagens, em que a imagem superior, e as imagens
dos lados formam o céu
O mapa que os jogadores vêem está dentro de um cubo
de 6 imagens, em que a imagem superior, e as imagens
dos lados formam o céu
[ Sniper ] Rifle de longo alcance e alta
precisão, usado sobre um tripé. É também como é
chamado o atirador que usa esse tipo de rifle
precisão, usado sobre um tripé. É também como é
chamado o atirador que usa esse tipo de rifle
[ Sprite ] Imagem 2D de um mapa. Como é desenhada
dentro de um ambiente 3D terá sempre a mesma aparência,
não importando de que ângulo for visualizada
dentro de um ambiente 3D terá sempre a mesma aparência,
não importando de que ângulo for visualizada
[SWAT]
Special Weapons and Tactics
Special Weapons and Tactics
V |
[ VIS ] Visibilidade. Analisa os polígonos
vistos de cada local do mapa
vistos de cada local do mapa
[ Valve ] Empresa que criou o Half-Life
W |
[ WAD ] Arquivo de texturas
[ Wally ] Programa utilizado para criar texturas
[ WorldCraft ] Programa de edição de mapas
para Half-Life e seus MODs
para Half-Life e seus MODs
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